20 maio 2018

Coaching | O que preciso saber sobre?

Você já ouviu falar em Coaching, mas nunca entendeu direito?  Então leia abaixo o que escrevi para  esclarecer dúvidas que vejo por ai…

Coach ou coaching?

Primeiro vamos entender as nomeclaturas. Para que de uma vez por todas não surja mais dúvidas de como se referir: “É Coach ou Coaching?”.

Coach é uma palavra da língua inglesa que significa Treinador ou Instrutor.  Utiliza-se três variações que são: Coach, Coachee e Coaching.

  • O coach  é o profissional que conduz o processo (O treinador)
  • O coachee é o cliente que passa pelo processo (O treinado)
  • O coaching é o processo de desenvolvimento (O treinamento).

Como acontece?

O Coaching é um processo que utiliza-se de diversas metodologias cujo o objetivo é estimular você caminhar do seu estado atual para seu estado desejado. Durante o processo, por meio das técnicas e ferramentas o coachee é incentivado a caminhar em direção do seu objetivo, através de ações que estimulem o desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com ferramentas, conhecimento e oportunidades para expandir sua performance, sendo motivado a colocar em prática um detalhado plano de ações que irá conduzi-lo em direção ao seu objetivo.

Benefícios

  • Espaço para investigação, reflexão e conscientização
  • Identificar pontos fracos e potencialidades
  • Ampliar a consciência de si mesmo
  • Ampliar o senso de responsabilidade
  • Ampliar a capacidade de posicionamento
  • Visualizar e refletir suas escolhas
  • Feedbacks
  • Apoio.

Qual o tempo médio de um processo de coaching?

Não existe regra, você poderá encontrar processos de 7 a 12 sessões, ou processos definidos por pacote de horas. No geral os processos contemplam por volta de 10 encontros/sessões que serão trabalhadas aproximadamente ao longo de quatro meses. As sessões duram por volta de uma a uma hora e meia cada.

Como buscar um coach?

O Coach deve ter formação específica e estar devidamente certificado (a) para conduzir o processo.

Infelizmente tudo que ganha destaque pode acabar se banalizando e aparecendo profissionais e “profissionais”, então, antes de iniciar um processo de coaching, busque referências, contrate um bom coach.

Quanto custa? 

O investimento geralmente é feito pelo processo. Em média as sessões variam de R$200 a R$500 cada.

E vale a pena o investimento? 

O que penso sobre investir ou não é o seguinte:

Você está comprometido com seus objetivos e metas (sonhos, aspirações)?

Você tem referências do Coach que pretende contratar?

Se você respondeu sim para as duas situações, sim VALE O INVESTIMENTO

Você pode contratar um coach em qualquer momento da sua vida, contudo é comum as pessoas buscarem quando querem mudar de emprego ou profissão, estão em um momento em que não sabem o que fazer, querem iniciar um novo projeto, ou simplesmente porque querem se tornar pessoas e profissionais melhores. Quando você tem um objetivo e/ou metas que não está conseguindo atingir sozinho é bem possível que o processo de coaching seja uma boa pedida para você.

Em resumo

coaching é um processo que visa estimular a consciência de si o que refletirá na mudança de comportamento e  performance individual e/ou grupo, por isso facilita a transformação de sonhos e desejos em objetivos claros e definidos. 

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas, de forma maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas.”  Timothy Gallwey

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *