20 maio 2018

Gestão com Pessoas | E quando eu não posso ter um RH?

Por: Carina Diniz

“Há quem diga que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para viver. E se caminharmos rumo a direção de vivenciar tudo junto?”

No cenário atual, ter um setor voltado ao capital humano que investe no desenvolvimento integral, respeitando a individualidade, favorecerá a sinergia da equipe impactando diretamente no alcance de resultados da organização.

Recursos Humanos, ou simplesmente RH, é o setor que gerencia o capital humano, acompanhando e desempenhando as estratégias e metas da organização a fim de garantir o funcionamento integrado. Quando bem preparado o RH atende as expectativas de crescimento e desenvolvimento da organização e as necessidades das pessoas.

Embora o setor acabe sendo um privilégio quase exclusivo de grandes empresas. É importante que as pequenas empresas invistam no setor, pois manter o processo de gestão de pessoas com qualidade é de suma importância para alavancagem dos negócios. Sabemos que pessoas movem e transformam empresas. Essas mesmas pessoas possuem necessidades, anseios, aspirações, expectativas de crescimento e desenvolvimento, portanto, empresas que quiserem prosperar precisarão cuidar desse recurso.

Caso a empresa não tenha como manter o setor internamente, uma saída possível é terceirizar o serviço de gestão de pessoas, buscando uma consultoria e/ou assessoria empresarial desenvolvida para empresas que atenderá a necessidade da organização.

Vantagens de se contratar uma consultoria de gestão para sua empresa:

  • Visão externa mais ampla, porque se baseia em experiências e situações idênticas e/ou semelhantes, adquiridas com outros clientes, proporcionando a resolução de problemas com base na experiência de outros projetos
  • A visão externa não tem os “vícios” da empresa, torna-se mais fácil e rápido o diagnóstico direto dos problemas por parte do consultoria
  • Atua com dedicação exclusiva dentro do prazo estipulado em contrato
  • A neutralidade dos consultores que estão preocupados em gerar resultados, sem concorrência por cargos na empresa
  • Trabalha dentro dos prazos definidos para o projeto acordado entre ele e seu cliente
  • O vínculo temporário é muito mais barato do que a contratação de um especialista, o qual pode vir a se tornar desnecessário após certo período

A consultoria serve de mediador da organização junto aos colaboradores, deixando claro para as pessoas que a empresa está preocupada com a melhoria contínua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *